Farofa Caprichada, uma delícia! – Aqui na Cozinha


A receita de hoje é uma deliciosa e completa Farofa Caprichada. Farofa é aquela receita que aceita muitas variações, é simples de fazer. Na verdade, é só misturar todos os ingredientes, não é? Porém, o mais importante é o que você faz antes: a preparação antecipada dos ingredientes. Em culinária usa-se o termo francês mise em place que nada mais é do que o pré-preparo dos ingredientes. Aqui, para fazer a nossa Farofa Caprichada, já deixamos preparado o bacon, a cebola, a linguiça calabresa já picadas e medidos e se quiser, em potes separados. Assim também com a cenoura ralada e demais ingredientes. Então, você não corre o risco de colocar o bacon e a cebola para fritar e queimar, enquanto prepara os demais ingredientes.

O rendimento desta farofa é de seis porções. É para uma família. Então, se você quiser fazer uma quantidade menor é só usar a metade dos ingredientes.
Esta farofa é praticamente um prato único, muito boa para você preparar antes de ir para a praia, ou piscina e, quando voltar, já tê-la preparada. Também é indicada para um jantar especial. Ela é uma delícia.

Farofa Caprichada

Rendimento: 6 porções fartas

Ingredientes:

100g de bacon picado
1 cebola picada
2 linguiças calabresa picada
5 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina (de qualidade)
3 cenouras raladas
1/2 xícara de azeitona picada
3 xícaras de farinha de mandioca
1 colher (de chá) sal
1 xícara de cheiro verde picadinho

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Aproveite e, caso você ainda não me segue no YouTube, CLIQUE AQUI!

Modo de Preparo:

  • Primeiramente, conforme explico no vídeo, deixe todos os ingredientes preparados para facilitar a montagem desta farofa.
  • Em uma panela grande, coloque o bacon em fogo baixo. Tenha paciência para que todo a gordura seja extraída e o bacon fique crocante. De vez em quando, dê uma misturada no bacon.
  • Em seguida, adicione a cebola e deixe ficar levemente dourada.
  • Agregue a linguiça calabresa e misture com os demais ingredientes. Não é necessário fritar, apenas aquecer um pouco para que a linguiça solte um pouco da gordura e o sabor também passe para os demais ingredientes.
  • Entre agora com a manteiga (ou margarina) e misture novamente os ingredientes.
  • Agora é a hora de adicionar a cenoura. Misture por alguns minutos apenas para o ponto de amaciar a cenoura.
  • Adicione a azeitona e misture. Coloque um pouco de sal e, mais adiante, após agregar toda farinha, acerte o sal a gosto.
  • Agregue a farinha de mandioca aos poucos, na medida em que vai misturando os ingredientes. Queremos uma farofa que fique um pouco úmida, não seca, ok?
  • Para finalizar, desligue o fogo e espalhe metade do tempero verde.
  • Arrume a farofa na travessa ou bandeja para servir e espalhe por cima o resto de tempero verde.

Observação: Não esquente essa farofa no microondas, ela vai ficar mole. Esquente em uma panela, na boca do fogão.



Source link

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.