Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 | 2022


Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

Esse Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 é PERFEITO para quem quer aumentar seu conhecimento e sua habilidade em detectar e solucionar problemas no Windows, incluindo problemas de segurança, se tornando um profissional MUITO MAIS QUALIFICADO e se destacando em relação aos demais técnicos de informática.

Esse curso inclui centenas de informações técnicas e práticas extremamente úteis que eu aprendi seguindo as 11 tarefas necessárias para você se tornar um profissional REALMENTE qualificado de TI, além da minha experiência em mais de 15 MIL horas de consultoria que eu prestei até hoje em todo tipo de cenário: de computadores para doação a servidores multiprocessados, passando por notebooks pessoais, estações de trabalho de multinacionais e muito mais.

Esse curso vai tornar muito fácil diferenciar um profissional de informática comum que aprendeu no YouTube e está acostumado com achismos, de outro profissional que assistiu esse curso e que participa da comunidade fechada dos alunos desse curso, e sabe exatamente o que fazer.

A diferença entre um profissional que precisa de duas horas para tentar entender e resolver um problema e outro profissional que detecta e resolve esse mesmo problema em menos de 20 minutos é uma só: CONHECIMENTO – e esse é o foco desse curso.

Esse Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 é PERFEITO para quem quer aumentar seu conhecimento e sua habilidade em detectar e solucionar problemas no Windows, incluindo problemas de segurança, se tornando um profissional MUITO MAIS QUALIFICADO e se destacando em relação aos demais técnicos de informática.

Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

Curso de APERFEIÇOAMENTO de Windows para Técnicos de InformáticaOs Cursos do BABOO são fontes de informações confiáveis, valiosas e principalmente atualizadas. O conteúdo das aulas dos Cursos do BABOO é exclusivo, pois os assuntos abordados não existem em nenhum curso de TI – seja de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, ou qualquer outro curso similar.
Curso de APERFEIÇOAMENTO de Windows para Técnicos de InformáticaQuem é o Baboo?  Eu, Aurélio “Baboo”,  não sou técnico de informática e muito menos um youtuber: eu sou um especialista em Windows com 35 anos de experiência e 20 anos de reconhecimento internacional contínuo do meu trabalho em Windows e Segurança Digital. Eu prestei mais de 15 mil horas de consultoria de alto nível em todo tipo de empresa (incluindo multinacionais) e cenários. Mais aqui.

Esse curso “Windows para Técnicos de Informática” tem mais de 11 horas de conteúdo exclusivo, e ele está dividido em SEIS módulos, detalhados abaixo.

Clique na imagem de cada aula para ampliá-la.

Atualizações dessa página:

17/06/22: adição da aula 30 sobre Rede Local
14/06/22: adição da aula 22 sobre Sysprep
09/05/22:
adição da aula 16 sobre Ativadores via Prompt de Comando e análise de Windows Frankenstein
19/03/22: adição da aula 29 sobre LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados
05/03/22:
adição da aula 38 com 4 serviços em nuvem para você lucrar nos seus clientes
23/02/22: adição da aula 33 sobre Windows 11
18/02/22: adição da aula 37 com 8 dicas para você aumentar seu lucro por cliente

 

AULAS DO MÓDULO 1 | Tarefas Iniciais

Aula 01: Aurélio “Baboo” + Programa MVP (30:29)

Aula 01: Aurélio "Baboo" + Programa MVP | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Eu detalho a minha história como profissional de TI, mostrando a minha evolução como profissional de TI desde 1987 quando eu tive o primeiro contato com Windows 2.01, como eu evoluí meus conhecimentos nesse sistema operacional e em segurança digital, além da premiação MVP que foi renovada pelo vigésimo ano consecutivo em 2022.

Essa aula é importante para garantir a credibilidade do meu trabalho. Essa aula também está publicada no YouTube pois eu considero essas informações de utilidade pública para todos técnicos de informática.

Aula 02: YouTube + youtubers brasileiros de TI (36:20)

Aula 02: YouTube + youtubers brasileiros de TI | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Aqui eu detalho o YouTube como plataforma de vídeo, aonde eu detalho com exemplos reais como os principais youtubers que abordam Windows e Segurança Digital ajudam a manter a TI brasileira em um nível sub-medíocre ao ensinarem todo tipo de asneira, quebra-galho e gambiarra baseadas em achismos e falta de conhecimento, resultando em computadores instáveis e inseguros.

Essa aula é importante para você compreender que a fonte da informação impacta DIRETAMENTE na qualidade do profissional. Essa aula também está publicada no YouTube pois eu considero essas informações de utilidade pública para todos técnicos de informática.

Aula 03: Como “ENXERGAR” o cliente (17:44)

Aula 03: Como "ENXERGAR" o cliente | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Nessa aula eu ensino você a “enxergar” seu cliente sob uma nova perspectiva, seja ele um cliente doméstico, uma microempresa ou uma pequena empresa. Qual são as vantagens e desvantagens de cada um deles? Vale a pena continuar prestando consultoria para eles? Por que? Quais são as características do profissional de TI necessário para cada um desses nichos?

Como você se destaca diante dos demais profissionais? Como convencer um cliente que já tem uma equipe de TI na empresa a contratar seus serviços? Nessa aula eu também exemplifico casos reais das minhas consultorias aonde eu aproveitei as dicas dessa aula.

Aula 04: Como se PORTAR no seu cliente (34:25)

Aula 04: Como se PORTAR no seu cliente | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Aprenda a se portar no seu cliente, pois a sua atitude e o seu comportamento são uma parte IMPORTANTÍSSIMA do seu perfil profissional. Não é à toa que no mercado de trabalho os profissionais são contratados pela sua competência profissional (hard skill), mas demitidos pelo seu comportamento (soft skill).

Nessa aula eu cito vários exemplos reais e dou dez dicas cruciais que você deve seguir à risca, pois você só tem UMA chance de causar uma boa primeira impressão.

Aula 05: Pirataria e Licenciamento (36:16)

Aula 05: Pirataria e Licenciamento | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Já passou da hora de você, técnico de informática, ter uma visão muito mais madura e ADULTA mesmo sobre a questão da pirataria, deixando de acreditar em qualquer um que tenha alguma “solução mágica milagrosa” que vai transformar o seu Windows pirata em um Windows original, pois isso NÃO EXISTE NO MUNDO REAL.

Entenda que a Microsoft é uma empresa trilionária que vende Windows há mais de 30 anos e que tem um departamento jurídico imenso – e se houvesse qualquer “solução mágica” que torne um Windows pirata em Windows original, tenha certeza ABSOLUTA que todo departamento jurídico da Microsoft seria demitido por incompetência.  A conclusão disso é que no MUNDO REAL, toda gambiarra para ativar o Windows que você aprendeu até hoje com youtubers não serve para absolutamente nada em relação à pirataria, porque seu Windows continua sendo pirata – independentemente se está ativado ou não, ou se você instalou ele de maneira “original” baixando a ISO diretamente do site da Microsoft.

Nessa aula eu detalho isso, além de mostrar os principais cenários aonde o seu Windows continua sendo pirata sem que você saiba disso (você sabia que usar Windows sem ativar é considerado pirataria?), e responder 10 perguntas importantes sobre pirataria do Windows. No final eu abordo os vários tipos de licenciamento para você saber qual é o mais adequado para seu cliente.

Aula 06: Como lidar com a pirataria no seu cliente (25:19)

Aula 06: Como lidar com a pirataria no seu cliente | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Mas como você, técnico de informática, deve lidar com a pirataria nos seus clientes? Como você deve manter sua integridade, seriedade, ética, e honestidade nesse cenário? Por que a pirataria é desnecessária, sendo que ela acontece muito mais por hábito do que por necessidade? Como baixar Windows 7 ou Windows 8 originais? Por que você não consegue baixar versões OEM no site da Microsoft? Como funciona a ativação do Windows? Por que muitos acreditam na asneira divulgada por youtubers que quando o Windows se ativa sozinho isso é um “presente” da Microsoft e que agora o usuário tem um Windows original?

Nessa aula do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 eu também respondo dúvidas sobre pirataria, eu detalho como você deve abordar um cliente que insiste em utilizar uma versão antiga e sem suporte do Windows e mostro a tática correta para instalar uma nova versão do Windows em clientes que resistem a isso.

Aula 07: Como definir o preço dos seus serviços e quais serviços oferecer (20:59)

Aula 07: Como definir o preço dos seus serviços e quais serviços oferecer | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 A definição do preço dos seus serviços é algo crucial para o seu sucesso profissional, porque embora existam vantagens e desvantagens quando o preço for baixo demais ou alto demais, você tem muito mais benefícios se ele estiver na faixa correta. Nessa aula eu detalho SEIS REGRAS importantes para a precificação dos seus serviços, além de SETE FATORES que devem ser levados em consideração para definir o preço dos seus serviços em cada um dos seus clientes.

Além disso eu também abordo nessa aula QUAIS serviços você deve criar – afinal eles são o seu real produto de venda, e se o cliente não se interessar pelos seus serviços, o preço que você cobra por eles é irrelevante! Então ao invés de você prestar o mesmo serviço comum que técnico de informática prestam há décadas no mercado, eu ensino você a vender um serviço completo composto de seis partes que farão seu cliente te ver como um profissional competente, valorizado e diferenciado dos demais.

Aula 08: Contrato de Prestação de Serviço e Ordem de Serviço (OS) (07:19)

Aula 08: Contrato de Prestação de Serviço e Ordem de Serviço (OS) | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 O contrato de Prestação de Serviço é fundamental tanto para o seu cliente quanto para o profissional que presta o serviço, porque ele garante de maneira legal as obrigações entre vocês e as condições disso. Na prática ele garante que você vai realizar os serviços que o cliente solicitou para você realizar e o cliente vai te pagar por isso, além de garantir que você não seja responsabilizado por algo que você não fez – que na área da TI é especialmente importante.

A Ordem de Serviço (OS) é uma ferramenta muito útil não somente para equipes, mas para qualquer profissional de TI que trabalha de maneira organizada. A OS é um documento que lista todas as informações relacionadas a uma tarefa específica, permitindo saber todos os detalhes técnicos e também o status atual.

Nessa aula eu detalho as cláusulas e regras de um contrato de Prestação de Serviço e uma OS para você utilizar nas suas consultorias.

Aula 09: Cuidados a tomar com computador o cliente + BIOS/UEFI + Especificação de hardware + pendrives necessários (19:15)

Aula 09: Cuidados ao tomar com computador o cliente + BIOS/UEFI + Especificação de hardware + pendrives necessáriosQuando você trabalha no computador ou notebook do cliente, você precisa tomar muito mais cuidado do que se você estivesse mexendo no seu próprio computador, e essa aula te ensinará a ser muito mais responsável com isso.

Eu também abordo configurações básicas da BIOS/UEFI, que é muito importante quando você trabalha no computador ou notebook dos seus clientes.

Na terceira parte dessa aula eu comento sobre especificação de hardware, aonde eu dou três dicas importantes que você deve saber ANTES de pensar em fazer upgrade ou substituir um computador ou notebook. Depois disso eu abordo informações importantes sobre aplicativos, HD/SSD, CPU, GPU e memória RAM  que você deve levar em consideração ao dimensionar um computador ou notebook para seu cliente.

Na última parte dessa aula eu detalho o conteúdo de seis pendrives que um técnico de informática competente e organizado deve utilizar e o uso de cada um deles.

Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

 

AULAS DO MÓDULO 2 | Travamento

Aula 10: Interação do hardware com sistema operacional e drivers (21:50)

Aula 10: Interação do hardware com sistema operacional e drivers | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Antes de abordar como os componentes de hardware interagem com o Windows, é importante você ter uma visão mais abrangente de como o hardware de um computador e um sistema operacional trabalham juntos – então nessa aula eu comparo o macOS da Apple com o Windows da Microsoft, levando em consideração plataforma aberta x fechada, IBM PC, PowerPC e SMC (System Management Controller).

Nessa aula eu também abordo Mac x PC detalhando os erros conceituais da lenda urbana que o “Windows copiou Mac”.

Na terceira parte dessa aula eu detalho sobre drivers, drivers de kernel, problemas de segurança nos drivers (incluindo RobinHood e um driver WHQL que continha um rootkit), ID de Hardware, as pastas utilizadas por eles (System32, INF e FileRepository) e como instalar um driver de algum “pack de drivers” usando o próprio Windows, sem necessidade de instalar o programa que veio com ele.

Aula 11: Entenda a fundo sobre Hardware ID e arquivos .INF e como os drivers dependem deles (21:36)

Aula 11: Entenda a fundo sobre Hardware ID e arquivos .INF e como os drivers dependem deles Nessa aula do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 eu abordo de maneira intermediária e avançada o Hardware ID do dispositivo (que não tem NENHUMA relação com o Hardware ID do computador). Eu utilizo como exemplo teórico uma placa (inexistente) Nvidia ZTX 1090 e uma placa real Nvidia GTX 1660, detalhando driver do fabricante, driver genérico, a string de Hardware ID, como o Windows detecta um hardware novo (como ele sabe por exemplo que foi instalada uma placa de vídeo e não uma placa de som?) e os passos internos que ele segue para instalar o driver correto desse hardware.

Além disso eu abordo como instalar um driver manualmente e as desvantagens da plataforma aberta (abordada na aula anterior) em relação aos drivers, CFU (Component Firmware Update ou Update de Componente de Firmware), além de aprofundar ainda mais nos drivers de kernel com exemplos reais.

Por fim eu mostro como você deve iniciar a análise de um computador que está lento e instável em relação aos drivers, iniciando na BIOS/UEFI e finalizando nos drivers de software.

Aula 12: Drivers de kernel e como eles influenciam na estabilidade do Windows (09:44)

Aula 12: Drivers de kernel e como eles influenciam na estabilidade do Windows | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Nessa aula eu abordo drivers User Mode e Kernel Mode e como eles causam a Tela Azul da Morte, o que é Windows Display Driver Model (WDDM) e porquê o Windows XP travava sempre que havia algum problema no driver de vídeo, os problemas causados por programas que “otimizam” o PC e plugins bancários.

Eu também detalho sobre o LoJax, um malware de UEFI que permanece no computador mesmo depois do HD/SSD ser formatado ou até mesmo substituído(!) e como drivers de kernel facilitaram isso, eu comento sobre a análise de drivers WHQL realizada pela Eclypsium e o uso do sigverif e Installed Drivers List.

Aula 13: Análise de Tela Azul da Morte e problemas no Windows (27:05)

Aula 13: Análise de Tela Azul da Morte e problemas no Windows | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Nessa aula eu detalho o que é a Tela Azul (você sabia que quando aparece a Tela Azul do Windows, muitas vezes o Windows continua funcionando normalmente, mas ele detectou um problema irreparável que VAI afetar o seu funcionamento e por isso ele trava o hardware e executa tarefas importantes para o usuário ter informações sobre o travamento?), e eu mostro como utilizar de maneira profissional o Visualizador de Eventos para analisar o erro de Tela Azul da Morte e descobrir quem foi o responsável por ela.

Eu comento sobre dump de memória, BlueScreenView, BugcheckCode, Parameter1 e o uso do Visualizador de Eventos na análise de SETE EXEMPLOS REAIS obtidos na internet, mostrando o passo-a-passo necessário para descobrir o programa, processo ou driver responsável pelo travamento que gerou o Evento 41 através do uso do WinDbg. Nessa parte eu também mostro o uso do Driver Verifier.

Na última parte desse vídeo eu abordo com exemplos reais o Histórico de Confiabilidade e também o DDV (Diagnostic Data Viewer) para o usuário ter uma visão geral dos travamentos ocorridos no computador.

Aula 14: Programas da SysInternals focados em arquivos e processos (14:54)

Aula 14: Programas da SysInternals focados em arquivos e processos | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Aqui eu abordo programas da SysInternals relacionados a arquivos e processos, incluindo a curiosa história da SysInternals que fez com que a Microsoft odiasse Mark Russinovich – que atualmente é o CTO (diretor de tecnologia) da Microsoft e o principal responsável técnico pelo Azure. Inclusive eu também comento sobre o Azure e a mudança da mentalidade da Microsoft em relação ao Linux.

Nessa aula eu detalho o uso e exemplos práticos do AccessChk, AccessEnum, Autoruns, Processo Explorer e Process Monitor.

 

AULAS DO MÓDULO 3 | Segurança

Aula 15: Segurança em 2021: malwares complexos, Solarigate, WordPress, arquivos multimídia, malware multi-estágio, malware Fileless e antivírus (18:20)

Aula 15: Segurança em 2021: malwares complexos, Solarigate, WordPress, arquivos multimídia, malware multi-estágio, malware Fileless e antivírusNessa aula do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 eu detalho como aconteceu o Solarigate (ataque que permitiu que hackers russos tivessem acesso aos servidores de mais de 18 mil empresas do mundo todo – incluindo Microsoft, Intel, VMWare, Cisco, Malwarebytes e muitas outras, permanecendo ali por MESES sem que elas percebessem isso).

Eu também detalho como funcionam malwares mais complexos, multi-estágio, fileless, etc., para que você compreenda a complexidade dos malwares atuais.

Aula 16: Ativadores via Prompt de Comando e análise de Windows Frankenstein 

Aula 16: Ativadores via Prompt de Comando e análise de Windows FrankensteinNessa aula eu aprofundo sobre ativadores via Prompt de Comando e o uso do comando slmgr para saber se o Windows foi ativado via KMS ou não, e faço diversos testes com Windows Frankenstein (Windows adulterados por usuários que alegam que a versão deles é “mais leve” do que o Windows original.

Eu também detalho várias alterações que esses Windows Frankenstein contém nos arquivos do sistema operacional – inclusive em um deles eu descobri um malware que ainda não é detectado pelos antivírus.

Aula 17: Melhores antivírus e VPN (9:52)

Aula 17: Melhores antivírus e VPN em 2022 | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Eu detalho porque testes de laboratório da AV-Comparatives, AV-Test, VB100 e qualquer outro que escolha “os melhores antivírus” não devem ser utilizados para escolher o antivírus que você deve utilizar por eles não terem muita validade no mundo real, e eu listo os melhores antivírus gratuitos e pagos para o mercado brasileiro.

Nessa aula eu também mostro detalhadamente  como funciona uma VPN e quais são as melhores opções do mercado.

Aula 18: Programas da SysInternals focados em segurança digital (7:23)

Aula 18: Programas da SysInternals focados em segurança digital  | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Nessa aula eu detalho o funcionamento de programas da Sysinternals focados em segurança digital que todo técnico de informática deve conhecer: PSFile, SDelete, ShareEnum, Sysmon, TCPView, Process Explorer e o Strings.

Todos eles são gratuitos e devem ser conhecidos por técnicos de informática que se preocupam SERIAMENTE com segurança digital, pois eles realizam diversas tarefas muito úteis para determinar se um computador ou servidor está seguro.

Aula 19: Produtos de terceiros para aumentar a segurança e lucro (13:12)

Aula 19: Produtos de terceiros para aumentar a segurança e lucroUm técnico de informática competente e qualificado precisa conhecer várias ferramentas que ajudam a aumentar a segurança dos computadores, notebooks e servidores que ele gerencia, enquanto um técnico de informática esperto precisa aproveitar TODAS as oportunidades para ele aumentar o lucro por cliente.

O Técnico de Informática completo é a soma deles, e por isso nessa aula eu indico o uso de programas de monitoramento que você pode utilizar nos seus clientes, fazendo com que esses clientes paguem mais pelos seus serviços.

Aula 20: Monitoramento do Windows Server focado em segurança e lucro (2:20)

Aula 20: Monitoramento do Windows Server focado em segurança e lucroNa aula anterior eu abordei programas para monitoramento do computador dos usuários, seja ele computador ou notebook, e nessa aula eu abordo dois programinhas gratuitos que ajudam a monitorar servidores, sendo que esses dois programas se complementam.

O prejuízo causado por um ransomware ou invasão de hacker em um servidor é MUITO MAIOR do que se eles fossem realizados em um computador comum, pois todas empresas dependem de servidores. Esses dois programas ajudam o Técnico de Informática focado em Segurança Digital a analisar se um servidor está seguro ou se foi realizada alguma alteração suspeita nele.

Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0


AULAS DO MÓDULO 4 |
Windows

Aula 21: Como configurar o Windows e aplicativos com foco no CLIENTE (6:55)

Aula 21: Como configurar o Windows e aplicativos com foco no CLIENTEEntão quando você configura o computador ou notebook do seu cliente, você precisa ter em mente que quem vai utilizá-lo é ELE – e NÃO VOCÊ.

Por isso o  foco do seu trabalho nesse cenário deve ser suprir as necessidades e remover as limitações do seu cliente – então coloque-se no lugar dele e você  compreenderá os erros que os técnicos de informática sempre cometem. Essa aula detalha isso, evitando que você cometa esses erros.

Aula 22: Sysprep (28:39)

Aula 22: Sysprep | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

Aprenda sobre a importância do SID (Security Identifier ou Identificador de Segurança) e o motivo dele precisar ser único em uma rede local. Entenda sobre a necessidade de utilizar o Sysprep para fazer instalação em massa (deployment) do Windows, e aprenda a criar um pendrive com uma versão do Windows criada por você para ser instalado nos computadores dos seus clientes.

 

Aula 23: BCD – Boot Configuration Data  (13:48)

Aula 23: BCD  - Boot Configuration Data | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 O BCD (Boot Configuration Data) é um conjunto de informações e arquivos responsáveis pela inicialização do Windows e ele é uma das funcionalidades mais incompreendidas do Windows.

Nessa aula eu abordo o uso dele em partições MBR e GPT para reparar o boot do Windows evitando fazer o que todo Técnico de Informática faz quando não sabe resolver algum problema: “reinstalar o Windows”, quando isso é totalmente desnecessário.

Aula 24: Tipos de partições e cenários de uso (5:48)

Aula 24: Tipos de partições e cenários de uso | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Há anos internautas têm dúvidas sobre partições do Windows, e nessa aula eu explico sobre partição MBR e GPT, partição primária e estendida, partição Reservada pelo Sistema e EFI, partição MSR, Disco Básico e Disco Dinâmico, Espaços de Armazenamento e RAID.

As informações dessa aula permitem você aproveitar o conhecimento obtido para criar soluções mais eficientes para seus clientes.

Aula 25: Segurança no trabalho remoto (2:32)

Aula 25: Segurança no trabalho remotoA pandemia fez com que muitas empresas e profissionais liberais fossem obrigados a implementar o trabalho remoto, aumentando com isso a chance de ocorrer problemas de segurança.

Nessa aula eu dou três dicas importantes para evitar isso.

 

 

AULAS DO MÓDULO 5 | Análise técnica de problemas e erros

Aula 26: Dicas para otimização REAL do Windows  (6:54)

Aula 26: Dicas para otimização REAL do WindowsSe você acompanha meu trabalho e meus vídeos, você já deve saber que o Windows não precisa que o usuário dê uma de babá, cuidando dele para ficar otimizado. Além disso, você não precisa instalar programas que prometem todo tipo de vantagem quando na prática eles são totalmente desnecessários.

Para manter o Windows sempre rápido e otimizado, existem cinco regras que você deve seguir à risca que eu detalho nessa aula.

Aula 27: 12 dúvidas importantes sobre otimização e solução de problemas no Windows  (20:43)

Aula 27: 12 dúvidas importantes sobre otimização e solução de problemas no WindowsNessa aula eu respondo 12 dúvidas importantes sobre otimização do Windows, incluindo CPU Parking, Desempenho Máximo, algoritmo de Nagle, uso de dois antivírus, o serviço SysMain, etc.

Um Técnico de Informática QUALIFICADO E COMPETENTE precisa saber responder as principais dúvidas dos seus clientes e também dos internautas em geral, pois desta maneira ele confirma ser um profissional que CONHECE o Windows e Segurança Digital.

Aula 28: Erros comuns dos youtubers com análise das dicas deles  (15:35)

Aula 28: Erros comuns dos youtubers com análise das dicas delesNessa aula eu abordo dez vídeos de youtubers que contém erros conceituais e o motivo deles estarem errados para que você não cometa os mesmos erros que eles.

Entre eles estão dicas absurdas que eles ensinam: desabilitar WinSAT, desabilitar arquivos em segundo plano, como usar 100% da sua internet, etc., que há ANOS são “ensinados” por eles pelo simples motivo deles não conhecerem a fundo o sistema operacional. Não seja como eles!

Aula 29: LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (09:06)

Aula 29: LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, que é a lei 13.709/2018, entrou em vigor dia 18 de setembro de 2021. Essa lei é similar à GDPR, a General Data Protection Regulation, que foi criada pela União Europeia e que é considerada como a lei mais restritiva que existe relacionada à privacidade e proteção de dados.

Essa aula é um resumo simplificado das cinco tarefas que devem ser executadas pela área de TI de uma empresa em relação à LGPD, com os cinco passos necessários para isso.

Aula 30: Configuração de Rede local (07:15)

Nessa aula eu dou 15 dias importantes relacionadas à Rede Local.

Eu mostro como garantir que ela está configurada corretamente contra acessos externos, como saber quais arquivos e pastas estão sendo compartilhados em um computador, como criar usuários remotamente para que você não precise configurá-los manualmente em cada computador da rede local, entre várias outras informações importantes.

 

Aula 31: Configuração de roteador para melhor segurança  (8:59)

Aula 31: Configuração de roteador para melhor segurança | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Infelizmente o roteador é um dos equipamentos de rede mais desprezados por usuários e micros e pequenas empresas, porque basta a rede local e internet estar funcionando para que ele seja ignorado por muitos profissionais de TI.

Nessa aula você aprenderá 16 DICAS para obter o máximo de segurança para os dispositivos conectados nele, seja ele servidores, desktops, tablets ou smartphones.

Aula 32: 36 dúvidas gerais sobre Windows  (27:27)

Aula 32: 36 dúvidas gerais sobre Windows | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Nessa aula eu respondo 36 dúvidas gerais sobre Windows que um técnico de informática competente e qualificado precisa saber.

Entre elas estão o licenciamento do Windows após clonagem de HD/SSD, remoção dos arquivos da pasta Prefetch, processo svchost.exe, Otimização de Entrega, use de 0.0.0.0 ao invés de 127.0.0.1 no arquivo HOSTS, pasta WindowsImageBackup, arquivo de paginação, Exploit Guard, desabilitar Serviços, telemetria invasiva, ReadyBoost, instalação de packs de DLL, etc.

Aula 33: Novidades do Windows 11 (18:30)

Aula 33: Novidades do Windows 11 | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

Nessa aula eu detalho as novidades do Windows 11, eu explico sobre o erro conceitual do Windows 10 ter sido considerado o “último Windows” e mostro as vantagens e desvantagens do uso desse sistema operacional.

Eu também aprofundo com informações técnicas sobre os motivos REAIS dos requisitos mínimos dele serem tão exigentes (processador moderno e chip TPM), entre muitas outras informações exclusivas.

Aula 34: Gerenciador de Tarefas e Monitor de Recursos  (14:17)

Aula 34: Gerenciador de Tarefas e Monitor de Recursos | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Eu decidi incluir essa aula nesse curso porque na prática quase ninguém compreende por completo as informações do Gerenciador de Tarefas e muito menos do Monitor de Recursos, levando a todo tipo de conclusão errada sobre uso de CPU, disco e principalmente memória RAM.

Todo Técnico de Informática QUALIFICADO E COMPETENTE sabe que o Gerenciador de Tarefas serve apenas para mostrar informações básicas sobre os processos, sendo que o Monitor de Recursos é a principal ferramenta para análise de desempenho – e eu mostro isso nessa aula.

Aula 35: Comandos do Prompt de Comando e PowerShell para técnicos de informática  (15:23)

Aula 35: Comandos do Prompt de Comando e PowerShell para técnicos de informática Nessa aula do eu vou abordar cinco comandos do Prompt de Comando e cinco do PowerShell que são muito úteis para Técnicos de Informática: Powercfg, Robocopy, For e Findstr, Taskkill, Shutdown, Get-Help, Get-WinEvent, Checkpoint-Computer, Export-CSV e Start-Process.

Embora o PowerShell seja infinitamente mais completo e complexo do que o Prompt de Comando, o conhecimento básico de ambos é FUNDAMENTAL para qualquer profissional de TI.

Aula 36: Análise do Registro e “erros” listados por programas que “limpam” ele (4:50)

Aula 36: Análise do Registro e “erros” listados por programas que “limpam” eleHá anos eu comento que os programas que “limpam” ou “otimizam” o Registro são totalmente dispensáveis, porque realisticamente eles não limpam nem otimizam nada, e nesse vídeo eu detalho isso em uma análise real da Limpeza de Registro do CCleaner.

 

 

 

Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0


AULAS DO MÓDULO 6 |
Como aumentar seu lucro

Aula 37: 8 dicas para AUMENTAR SEU LUCRO por cliente  (9:38)

Aula 37: 8 dicas para AUMENTAR SEU LUCRO por cliente | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

Saiba como aumentar seu lucro com os clientes atuais com oito dicas valiosas – inclusive eu mostro detalhadamente como você deve calcular o custo REAL de cada cliente para saber se compensa você continuar atendendo ele, se você deve aumentar seu preço por serviço ou simplesmente deixar de atender esse cliente.

 

Aula 38: Uso de serviços de nuvem aumentar seu lucro (11:40)

Aula 38: Uso de serviços de nuvem aumentar seu lucro | Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 Há anos o uso da nuvem ter se tornado uma excelente opção para quem se preocupa com segurança e disponibilidade. Aproveite o potencial da nuvem para aumentar seu lucro nos clientes ao oferecer serviços que podem ser gerenciados ou monitorados remotamente com quatro serviços de nuvem muito úteis para clientes comuns que podem ser uma ótima fonte de renda para você.

 

Aula 39: Serviços úteis do Azure para você lucrar com seu cliente

Aula 39: Serviços úteis do Azure para você lucrar com seu cliente

 

Essa aula do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 será publicada em junho de 2022

 

 

Aula 40: Como prospectar novos clientes

Aula 40: Como prospectar novos clientes

 

Essa aula do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 será publicada em junho de 2022

 

Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0

ESSE CURSO É O MELHOR INVESTIMENTO QUE VOCÊ PODE FAZER NA SUA VIDA PROFISSIONAL COMO TÉCNICO DE INFORMÁTICA

Como você pode ver, o Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 é SENSACIONAL e é DE LONGE o MELHOR curso para aperfeiçoar o conhecimento de quem trabalha com suporte de TI porque ele tem CINCO características únicas:

1. Eu, Aurélio “Baboo”, tenho 20 anos contínuos de reconhecimento internacional do trabalho focado em Windows e Segurança Digital, garantindo total CONFIANÇA E CREDIBILIDADE em tudo que eu ensino, porque NADA nesse curso é baseado em achismo, gambiarra ou quebra-galho.

2. Esse curso resume informações que eu aprendi em mais de 15 MIL HORAS de consultoria presencial e remota em todo tipo de cenário, permitindo que você aproveite a minha experiência e habilidade que praticamente nenhum outro profissional tem.

3. Eu mostro exemplos REAIS e ATUAIS de problemas e como eles foram solucionados, mostrando SOLUÇÕES que também podem ser aplicadas por você,
permitindo aumentar a qualidade do seu trabalho.

4. Todos os alunos desse curso têm acesso a uma área exclusiva no meu fórum aonde eles podem postar problemas, sugestões e ideias, além de serem ajudados e também ajudar os outros, e também trocar experiências com outros profissionais da área, aonde eu também participarei.

5. Além dos alunos receberem um certificado de conclusão, o aluno pode aceitar entrar em uma lista de alunos desse curso que será publicada no meu site com o nome, contato e cidade dele, para que o mercado brasileiro saiba que esse profissional fez o meu curso de aperfeiçoamento e com isso ele está melhor preparado do que os demais, permitindo que ele seja contatado por qualquer empresa no Brasil para ele realizar serviço de suporte ou consultoria presencial ou remota.

Todos os alunos do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 terão acesso ao novo Fórum do BABOO aonde poderão postar problemas, dúvidas, sugestões, ideias e qualquer conteúdo relacionado à profissão de técnico de informática – e como somente os alunos terão acesso ao fórum, ali será o melhor local na internet brasileira para troca de informações e experiências para quem quer evoluir SERIAMENTE na profissão de técnico de informática.

QUAL É A DURAÇÃO DESSE CURSO? QUANDO POSSO ASSISTI-LO?

O Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0 tem 40 aulas que totalizam mais de 11 HORAS de duração – e você pode assistir as aulas sempre que quiser, acessando a plataforma de cursos através de computador, smartphone ou tablet.

QUANTO ESTE CURSO ESTARÁ DISPONÍVEL?

37 aulas desse curso já estão disponíveis, e as demais serão entregues em junho de 2022. Devido à complexidade dos temas e quantidade de aulas, ainda não é possível definir a data correta em que todas elas estarão prontas.

ESSE CURSO EMITE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO?

Curso de APERFEIÇOAMENTO de Windows para Técnicos de InformáticaSIM, da mesma maneira que todos os cursos de Manutenção de Windows, no final do curso você receberá seu certificado de conclusão exclusivo com código QR para garantir sua autenticidade após a publicação de todas as aulas desse curso.

Esse certificado é uma imagem em alta definição (3508 x 2480 pixels com 300 dpi) que pode ser impresso em qualquer papel – principalmente papel de alta qualidade em impressoras profissionais de alta definição. Veja um exemplo de certificado aqui :)

E SE EU TIVER ALGUMA DÚVIDA?

Se você tiver qualquer dúvida das aulas do Curso de APERFEIÇOAMENTO para Técnicos de Informática 2.0, ela deve ser postada na área desse curso aqui no Fórum do BABOO que é acessada exclusivamente pelos alunos desse curso. O suporte às aulas é vitalício.

ATÉ QUANDO EU POSSO ASSISTIR AS AULAS?

As aulas são vitalícias. Além de você acessar as aulas sempre que você quiser, as aulas serão atualizadas sempre que necessário – seja em texto ou, eventualmente, em vídeo.

 



Source link

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.